Um pouco da história do diabetes até o século 19
- Eko Diabetes
- 9 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Figura: método medieval de diagnóstico do diabetes.
A primeira ocorrência descrita da doença que hoje é conhecida como diabetes mellitus (DM) ocorreu em 1552 a.C. nos papiros de Ebers do Egito antigo, não tinha nome e mencionava sobre uma “doença em que o indivíduo urinava até a morte” devido aos sintomas clássicos de T1DM de poliúria e emagrecimento. Mais de mil anos depois, aproximadamente 70 d.C. Areteus da Capadócia deu a doença o termo de “diabetes”, do grego sifão, objeto que drena água através de um orifício como em uma pia, devido seus principais sintomas de polidipsia e poliúria, que com pouco ou nenhum conhecimento a época seu prognóstico não era dos mais favoráveis, com alta taxa de mortalidade e baixa expectativa de vida. Por séculos o diabetes permaneceu uma incógnita e sem cura ou tratamento, com pouco ou nenhum avanço até a era do Renascimento, início de fato dos primeiros resultados dos trabalhos pioneiros sobre o corpo humano e sobre as doenças (Ahmed, 2002; Engelhardt, 2012).

Figura: (A) Papiro de Ebers, (B) Arateus da Capadócia e (C) Friedrich Wilhelm Langerhans.
Brunner em 1682 verificou que a retirada do pâncreas provocava poliúria e polidipsia, sem correlacionar este achado com o diabetes, Em 1769 Cullen acrescentou ao termo diabetes o adjetivo mellitus, por ter caráter adoçicado semelhante ao mel. Em 1869 Langerhans, aos 22 anos na época, identificou e descreveu as ilhotas pancreáticas que levam o seu nome até a hoje. Em 1889 Von Mering e Minkowski retiraram o pâncreas de um cão e realizaram a primeira experimentação animal em diabetes e relataram qual o papel do pâncreas no metabolismo da glicose. No final do século XIX, Opie, americano, notou que as células β das ilhotas pancreáticas estavam alteradas em seres humanos que haviam falecido com DM.
Confira também nossas páginas no Face e no Insta:
Facebook.com/eko-diabetes
Instagram.com/ekodiabetes
Referências:
AHMED, A. M. History of diabetes mellitus. Saudi Med J, v. 23, n. 4, p. 373-8, Apr 2002. ISSN 0379-5284
ENGELHARDT, D. Diabetes Its Medical and Cultural History: Outlines — Texts — Bibliography. Springer Berlin Heidelberg, 2012. ISBN 9783642483646.
Kommentit